Até o dia 21 de fevereiro de 2021 (domingo), a Universidade Federal do Ceará por meio do Programa de Formação para Docência do Ensino Superior denominado de Programa de Apoio e a Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (CODIEA) vinculada à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas(PROGEP) está com inscrições abertas para os cursos sobre temáticas do ensino de música, didática e práticas pedagógicas, metodologia ativas, tecnologias educacionais, metodologias científicas e outros.

Os docentes, discentes e técnicos administrativos podem fazer suas inscrições por meio do formulário eletrônico, no link: http://bit.do/cursospaap ou podem acessar via QrCode:

Para o primeiro semestre são disponibilizadas vagas para os seguintes cursos:

 

 1. CURSO DE INTRODUÇÃO AO LATEX E METODOLOGIAS DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTO

A Professora Francisca Aparecida Prado Pinto (SEDUC) irá neste curso introduzir os conceitos básicos e os fundamentos do LATEX, editores on-line Aulas, templates de documentos e modelo de trabalho acadêmico no formato ABNT. O período do curso 22 a 22 de fevereiro. Atividades síncronas (18h às 20h), Carga horária 10h;

 

2. CURSO SOBRE DIDÁTICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Importante temática para reflexão sobre o ensino superior, este curso será ministrado pela professora Marta Regina Furlan de Oliveira (UEL), com a colaboração do professor Alex Sander da Silva e da professora e da professora Maria José Costa dos Santos. O curso está organizado em 2 Módulos: Fundamentos da Educação Superior e Didática e Práticas Pedagógicas. Período de 10 a 22 de março e 29 de março a 19 de abril de 2021. Atividades síncronas (9h às 12h) e assíncronas, Carga-horária 40h.

 

3. CURSO SOBRE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Neste curso o professor Roberto Xavier (UNILAB) apresentará os principais paradigmas da pesquisa em educação realizada no Brasil e técnicas e procedimentos para publicação de artigos científicos em periódicos internacionais e como escrever um artigo científico passo a passo. Período do curso 1 a 10 de março. Atividades síncronas (14h 30min às 17h 30min) e assíncronas, Carga horária 20h.

 

4. CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO COLETIVO DE CORDAS FRICCIONADAS

A professora Liu Man Ying (UFC) ministrará o Módulo II do curso já iniciado em 2020. Nesta etapa serão estudados os exercícios preparatórios baseados na metodologia de Paul Rolland Eixos corporais, equilíbrio e tonificação Método All for Strings volume 1. Período do curso: 02 a 30 de março, todas as terças-feiras. Atividades síncronas (19h às 21h), Carga horária 20h.

 

5. CURSO PARA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO EDUCACIONAL E DIDÁTICA PARA VIDEOAULAS

Curso de Videoaula uma parceria com o Laboratório de Pesquisa, Avaliação e Medida (LABPAM), sob a organização do Prof. /José Rogério Santana, da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Para este primeiro semestre de 2021, teremos três turmas. O curso tem 40 horas de duração, distribuídas em atividades síncronas e assíncronas. Confira as datas da programação a seguir:

Turma 1: (início 12 abril de 2021)

Turma 2: (início 17 de maio de 2021)

Turma 3: (início 12 de julho de 2021)

 

6. ENSINO HÍBRIDO

Para os meses de maio, junho e julho, o destaque é o Curso sobre Ensino Híbrido. Nesta edição do curso constará de 3 módulos com atividades síncronas e de atividades síncronas na comunidade virtual do PAAP. Confira as temáticas específicas, datas e horários de realização, bem como os convidados especialistas:

Módulo 1: Ensino Híbrido: Concepções Teóricas e Metodológicas

Dias: 5/5, 19/05 e 02/06 de 2021, atividades síncronas no horário das 16h – Carga horária: 12h

Prof. Felipe Rodrigues Magalhães de Aguiar

Prof.ª Francisca Aparecida Prado Pinto

Prof. Gilberto Santos Cerqueira

 

Módulo 2: Ensino Híbrido: Concepções Pedagógicas

Dias: 16/6, 30/6, 7/7 de 2021, atividades síncronas no horário das 16h – Carga horária: 12h

Prof. Moisés Maia Neto

Prof.ª Cassandra Ribeiro Joye

Prof. Cleidivan Alves dos Santos

 

Módulo 3: Ensino Híbrido: Plataformas de Aprendizagem

Dias: 14/7; 28/7; 4/8; 18/8 de 2021, atividades síncronas no horário das 16 – Carga horária: 10 h

Prof. Luís Roberto de Oliveira

Prof. Emmanuel Prata de Souza

Prof. Felipe Rodrigues Magalhães de Aguiar

Prof. Gilberto Santos Cerqueira

 

7. POGIL e GAMIFICAÇÃO

 A POGIL, envolve a ideia de Processo de Aprendizagem Orientada por Inquérito Guiado. Neste curso ministrado pelos professores Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro e Gilberto Santos Cerqueira da UFC será ainda trabalhado a POGIL aliada as ideias de Gamificação, a partir da concepção do uso de estratégias pedagógicas sobre o uso de jogos que visem maior engajamento, motivação e facilitem o aprendizado. Período do curso: 22 a 26 de março, atividades síncronas às 14h30min, Carga horária 20h.

No Plano de Formação Inovação em 2021, são apresentados os detalhes de todas atividades programadas do período de janeiro a julho. Veja a programação para o primeiro semestre do Plano de Formação Continuada.

 

 Fonte: PAAP/Eideia/UFC