Prece propõe aprendizagem cooperativa na educação básica
Data da publicação: 28 de março de 2018 Categoria: NotíciasIntensificar o uso da aprendizagem cooperativa na educação básica. É o que o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) está propondo a diretores e coordenadores da rede de ensino municipal de Fortaleza durante evento realizado nesta terça (27) e quarta-feira (28) na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), na capital cearense.
Programa vinculado à Escola de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC), o Prece apresentou, no primeiro dia de evento, o Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária aos representantes das escolas municipais.
A metodologia da aprendizagem cooperativa já é aplicada em escolas estaduais cearenses por meio de parceria entre o Prece e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Em 2017, cinco escolas municipais já participaram da formação. Agora a ideia é ampliar o alcance da nova prática pedagógica na educação básica, a partir das necessidades de cada escola municipal.
Durante a apresentação do plano, o Prece buscou incentivar a construção de uma rede para compartilhar experiências vivenciadas com aprendizagem cooperativa no ambiente escolar, o que se integra a outras atividades já resultantes da parceria entre Prece e Seduc. Entre elas, a Jornada Formativa, uma capacitação quinzenal ofertada na Universidade Federal do Ceará (UFC) a professores de escolas integradas ao Programa.
As discussões na Unipace seguem das 8h às 17h desta quarta-feira (28).
Juliana Teixeira / Setor de Comunicação da Eideia/UFC