Prece debate aprendizagem cooperativa nos EUA

Data de publicação: 22 de março de 2019. Categoria: Notícias

O coordenador do Prece, professor Manoel Andrade, apresentou o programa e ouviu as experiências com o método de ensino e aprendizagem dos representantes da Pace Academy School, em Atlanta.

Manoel Andrade (segundo à esq. em pé) e Kacy Brubaker (primeira à dir. em pé) entre alunos e coordenadores de escola em Atlanta, EUA / Foto: arquivo pessoal

Trocar experiências sobre aprendizagem cooperativa. Esse é o objetivo da viagem do professor Manoel Andrade a Atlanta, nos Estados Unidos, de 13 a 24 deste mês. Andrade coordena o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC). O encontro busca divulgar as ações do programa para representantes da Pace Academy School, instituição de ensino localizada na capital da Geórgia.

O intercâmbio entre o Prece e a Pace Academy foi iniciado em junho de 2018, quando 15 estudantes da escola norte-americana se hospedaram por sete dias na comunidade de Cipó, em Pentecoste, para visitar a Escola de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, primeira escola do Ceará a adotar, já em 1994, o método de aprendizagem cooperativa proposto pelo Prece. Por meio de parcerias com várias escolas públicas do estado, o programa busca estabelecer princípios e estratégias de aprendizagem cooperativa e solidária.

Em 2019, foi a vez dos gestores, professores e estudantes cearenses de conhecerem a Pace Academy, escola particular que busca fornecer perspectivas globais e experiências integradas em sala de aula. A parceria entre as duas escolas foi possível devido à articulação de Kacy Brubaker, professora da Pace Academy que anteriormente atuou como voluntária no Prece em Pentecoste, desenvolvendo atividades por um período de três anos.

De acordo com o professor Manoel Andrade e Trish Anderson, diretora de um dos centros estudantis da Pace Academy, a expectativa do encontro dos integrantes de ambos os projetos é contribuir para a formação de uma liderança com uma ampla visão de mundo, sempre comprometida com o desenvolvimento de suas comunidades de origem.

Veja aqui notícia sobre a visita do Prece a Atlanta, divulgada pelo site da Pace Academy School.

Marília Freitas / Setor de Comunicação da Eideia