Movimento PRECE recebe visita de pesquisadores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Data de publicação: 11 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

A visita técnica ocorreu na última quinta-feira (05), em Pentecoste, no interior do Ceará. O evento foi organizado pelo Diretor Geral do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Frank Viana Carvalho, e pelo coordenador do Prece, o prof. Manoel Andrade. O principal objetivo da visita da comitiva ao nordeste foi promover a aprendizagem cooperativa e solidária, bem como compartilhar experiências e práticas de ensino entre instituições, fortalecendo parcerias em prol da educação de qualidade.

Durante a visita, os pesquisadores discutiram metodologias inovadoras no ensino e compartilharam experiências do IFSP com o projeto. Também tiveram a oportunidade de ouvir as vivências de professores e alunos do Prece. A reunião foi marcada pela celebração da parceria entre o instituto paulista e o movimento Prece, reconhecendo a importância do projeto para a melhoria do cenário educacional.

A EEEP Alan Pinho Tabosa, localizada em Pentecoste, também recebeu o Diretor Geral Frank Viana e sua equipe. Lá, eles tiveram a oportunidade de conhecer a escola e de interagir com os alunos e professores. De acordo com o diretor da instituição escolar, Elton Luz Lopes, todos receberam a comitiva com muito entusiasmo, vendo a possibilidade de ser uma referência na utilização da aprendizagem cooperativa e solidária em sala de aula para o Instituto Federal de São Paulo.

“A nossa expectativa é de fortalecer essa parceria, de aprender também com a experiência do professor Frank Viana, que já tem décadas de experiência fazendo formação em aprendizagem cooperativa. E também, de cada dia mais disseminar esse modelo de escola cooperativa solidária que está sendo desenvolvida pelo Prece aqui na Escola Alan Pinho Tabosa”, completa. Além disso, o diretor ressalta a importância de disseminar o projeto, “seja na rede estadual, seja para outras instituições do Brasil e até fora dele”

PARCERIA – Na tarde da quinta-feira, dia 5, o Diretor do Instituto Federal de São Paulo, Frank Viana, atendeu ao convite do coordenador do Prece, Manoel Andrade, para participar de uma reunião na EIDEIA. Na ocasião, foi realizado um balanço sobre as experiências do IFSP com a aprendizagem cooperativa e solidária, assim como a discussão sobre os resultados de metodologias inovadoras aplicadas na instituição. “O Instituto Federal de São Paulo hoje tem um grupo de docentes e pesquisadores que desenvolvem estratégias inspiradas no trabalho do Prece, que é justamente trabalhar metodologias inovadoras com base na cooperação e na solidariedade para promover a permanência e o êxito dos estudantes […] e também, aumentar o rendimento acadêmico, o aprendizado deles”, relata o Diretor.

A reunião também teve como propósito fortalecer os laços entre a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque.