Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
EIDEIA – Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica

Área do conteúdo

Estão abertas as matrículas para o curso “Avaliação Atitudinal e Inteligência Emocional no Ensino Superior”. Confira!

Data da publicação: 22 de setembro de 2025 Categoria: CASa, Cursos, Notícias

A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), por meio da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA) e do Programa CASa (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa) está lançando o curso “Avaliação Atitudinal e Inteligência Emocional no Ensino Superior”, com o objetivo de capacitar os participantes  a compreender e aplicar os princípios da avaliação atitudinal e da inteligência emocional, desenvolvendo as competências necessárias para integrar esses conceitos de forma ética e eficaz em suas práticas de ensino e aprendizagem no contexto do ensino superior.

🗓️ Período de matrículas:
De 22 de setembro a 6 de outubro de 2025

🗒️ Informações sobre o curso:

  • Público-alvo: servidores docentes e técnico-administrativos em educação
  • Início das aulas: 7 de outubro de 2025
  • Aulas online síncronas, via plataforma Solar – UFC
  • Carga horária: 30 horas

✍🏻 Matricule-se pelo link:
https://forms.gle/ffg74TS15dZ4sZ8JA

📑 Conteúdo programático do curso:

MÓDULO 1 – Fundamentos (15 horas)

Tópicos ou disciplinas Período de realização Responsável por desenvolver o tópico ou disciplina Carga horária

Aula 1: O que são competências atitudinais e inteligência emocional?A importância no ensino superior e a relação com o desenvolvimento profissional

07/10/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30
Aula 2: Modelos teóricos da inteligência emocional (Goleman, Salovey & Mayer) e a sua aplicação prática (Parte 1) 09/10/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30

Aula 3: Modelos teóricos da inteligência emocional e a sua aplicação prática (Parte 2)

14/10/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30
Aula 4: Tipos e finalidades da avaliação: formativa, somativa e diagnóstica. Considerações éticas na avaliação atitudinal 16/10/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30

Aula 5: Ferramentas de avaliação atitudinal: questionários e escalas.

21/10/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30
Aula 6: Ferramentas de avaliação atitudinal: observação de pares, autoavaliação e portfólios. 23/10/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30

 

MÓDULO 2 – Inteligência Emocional em Ação (15 horas)

Tópicos ou disciplinas Período de realização Responsável por desenvolver o tópico ou disciplina Carga horária

Aula 7: O pilar da autopercepção: como desenvolver autoconsciência emocional e autoconfiança.

28/10/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30
Aula 8: O pilar da autogestão: resiliência e automotivação. 30/10/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30

Aula 9: Estratégias para lidar com o estresse acadêmico

04/11/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30
Aula 10: O pilar da percepção social: empatia e escuta ativa 11/11/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30

Aula 11: O pilar das habilidades de relacionamento: diversidade de perspectivas, comunicação assertiva e colaboração.

13/11/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30
Aula 12: Resolução de conflitos e fechamento do curso. 25/11/2025
19h às 21h30
(online – síncrona)
Estefânea Élida da Silva Gusmão 2h30

Carga horária total: 30 horas

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo