Encontros de formadores do ETI Nordeste promovem integração e aprendizado
Data da publicação: 7 de fevereiro de 2025 Categoria: ETI, Eventos, NotíciasNos dias 24 e 25 de janeiro, ocorreu a primeira etapa formativa para os formadores do Programa Escola em Tempo Integral Nordeste, que atuarão na capacitação de gestores técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação do Ceará, Pernambuco, Maranhão e Piauí. O encontro, realizado na Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), focou em integrar os participantes e aprofundar conhecimentos sobre a proposta pedagógica do programa.
Durante os dois dias, atividades como a oficina “Histórias de Vida” e dinâmicas baseadas na aprendizagem cooperativa marcaram a programação. O objetivo foi fortalecer a troca de experiências entre os formadores e consolidar uma rede colaborativa para a implementação do programa. Os participantes avaliaram positivamente as atividades, ressaltando a clareza nos conceitos abordados e a importância das metodologias para a prática educativa.
A formadora Amanda Duarte Lima destacou o fortalecimento e o apoio coletivo proporcionados pelo encontro. Segundo ela, “as atividades cooperativas têm favorecido trocas intensas de ideias, materiais, dúvidas e esclarecimentos”. Amanda ressaltou ainda que, além dos estudos e leituras, os diálogos, correções e colaborações ao longo do processo têm sido fundamentais para o aprendizado.
A coordenadora da formação, Josimeire Gomes, destaca que as atividades para o primeiro encontro foram planejadas para promover um ambiente de conexão e solidariedade. “O encontro foi marcado pela participação de pessoas motivadas e cheias de vontade de fazer a diferença no Programa de Escola em Tempo Integral. A interação e engajamento das equipes de organização e coordenadores do programa com os formadores e entre eles mesmos foi muito importante neste início da jornada”, ressalta.
Próximo encontro
A segunda etapa ocorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro (confira a programação), e os formadores apresentarão tarefas desenvolvidas à distância, incluindo a produção de um vídeo de até 30 minutos sobre a base legal do programa e os fundamentos da aprendizagem cooperativa. A agenda também inclui treinamento com ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A expectativa para o próximo encontro, segundo a coordenadora Josimeire Gomes, é manter o engajamento e motivação no aprofundamento das temáticas a serem trabalhadas durante o programa.