Debate sobre trabalho em equipe marca primeiro dia de seleção de bolsistas do Prece

Data de publicação: 13 de fevereiro de 2019. Categoria: Notícias

Durante seleção de bolsistas do Prece/Eideia, Hérmison Bezerra destaca importância do trabalho em equipe / Foto: Rafaela Prado

Um grupo que busca êxito no trabalho em equipe deve apresentar competências ligadas à aprendizagem cooperativa, a exemplo da responsabilidade individual e de habilidades sociais. Foi o que defendeu nesta quarta-feira (13) o professor Hérmison Bezerra, da rede estadual de ensino, durante o primeiro dia do processo seletivo dos novos bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC). A segunda fase da seleção de novos bolsistas segue até sexta-feira (15), no Campus do Pici da UFC, em Fortaleza.

Na tarde desta quarta, Hérmisson palestrou durante a oficina de abertura do processo de seleção, que tematizou o trabalho em equipe. Para o professor, competências como responsabilidade individual, habilidades sociais e capacidade de avaliação do desempenho do grupo são partes fundamentais para que o trabalho em equipe possa ser executado com excelência. “Trabalhar com os outros é muito importante para aprender a conviver em sociedade”, considerou.

A interação promotora, como competência ligada à aprendizagem cooperativa, torna-se ponto fundamental para o trabalho em equipe. “O êxito coletivo dos integrantes é alcançado apenas quando passam a se preocupar com os companheiros, sabendo que precisam do trabalho do outro para que o projeto em questão flua bem”, avaliou. O palestrante ainda destacou que a prática das competências é determinante para o sucesso coletivo, uma vez que há a percepção de mudanças internas.

Hérmisson defendeu que, para o entendimento genuíno da importância do trabalho em equipe, são necessárias vivências coletivas e relatos de experiências. Dessa forma, o compartilhamento se apresenta de modo natural, focando na cooperação como item primordial para o sucesso do trabalho em equipe.

Processo Seletivo

A abertura do primeiro dia da seleção de novos integrantes do Prece foi marcada por uma acolhida musical, performada pela bolsista veterana Carolina Pequeno. O repertório contou com uma composição autoral dedicada ao programa.

Carolina Pequeno apresenta música autoral no primeiro dia de seleção do Prece / Foto: Rafaela Prado

Em seguida, os candidatos tiveram questões esclarecidas sobre o cronograma do período de seleção. No final da manhã desta quarta (13), o professor da UFC e coordenador do Prece, Manoel Andrade, apresentou a história do programa, bem como os pilares e as premissas trabalhados.

À tarde, coordenadores do Prece apresentaram maiores informações sobre a terceira fase do processo de seleção de bolsistas, constituído por um curso de formação em aprendizagem cooperativa, previsto para março de 2019. O curso será destinado prioritariamente aos estudantes de cursos de graduação presencial da UFC, mas também poderão participar professores do ensino superior e da educação básica.

Daniela Félix, com colaboração de Rafaela Prado / Setor de Comunicação do Prece