Debate sobre literatura marca posse de novos membros do CEA

Data de publicação: 10 de junho de 2019. Categoria: Notícias

Colégio de Estudos Avançados levou ao público debate sobre o ensino de literatura na Universidade.

Ana Miranda (esq.) e Angela Gutiérrez (dir.) debatem ensino de literatura, com mediação de Inês Cardoso (centro) / Foto: Ribamar Neto

O Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, na tarde da última sexta-feira (7), a posse dos novos membros dos seus Conselhos Consultivo e Deliberativo. O evento foi marcado pela mesa-redonda “Ana Miranda e Angela Gutiérrez dialogam sobre literatura”. O CEA é parceiro da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), entidade também vinculada à Reitoria da UFC.

Durante a palestra, as escritoras Ana Miranda e Angela Gutiérrez debateram sobre o cenário literário na contemporaneidade, o ensino da literatura nas universidades, o lugar da infância na literatura e a geografia pessoal nas obras literárias. A palestra foi mediada pela professora Maria Inês Cardosos, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC.

Público assiste à posse de novos conselheiros do CEA / Foto: Ribamar Neto

Novos conselheiros

No evento de posse dos novos conselheiros do CEA, o professor César Barreira apresentou uma retrospectiva das atividades do Colégio, em atividade desde 2016. “Estou cada vez mais convencido de que a produção do conhecimento vai acontecer a partir desses diálogos interdisciplinares”, ressaltou o docente.

O reitor Henry Campos elogiou a equipe do CEA. “O que foi feito neste pouco tempo já mostra uma pujança muito grande do Colégio de Estudos Avançados, e a gente espera que a Universidade incorpore isso, fazendo com que nos tornemos cada vez mais próximos e conscientes da nossa missão”, declarou.

Estiveram presentes na solenidade o reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Henry Campos; o diretor e vice-diretor do CEA, professor César Barreira e professor Álvaro Madeiro Leite, respectivamente; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Antônio Gomes; e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), professor Tarcísio Pequeno.

Da esq. para dir.: professores Antônio Gomes, César Barreira, Henry Campos e Álvaro Madeiro / Foto: Ribamar Neto

Empossados

Tomaram posse como membros do Conselho Deliberativo do CEA os docentes da UFC Antônio Gomes de Souza Filho, que atuará como presidente do Conselho; César Barreira, Fernanda Maria Abreu Coutinho, José Soares de Andrade Júnior, Ricardo Figueiredo Bezerra e Manfredo Oliveira, sendo os dois últimos professores aposentados. Também fazem parte do Conselho: Jorge Parente Frota Júnior, como representante da sociedade civil; Tarcísio Pequeno, como representante de entidade pública, e Daisy Jereissati Barbosa Lima, representante discente dos Programas de Pós-Graduação da UFC.

Já no Conselho Consultivo foram empossados: Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo; Estevam Barbosa de Las Casas, diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG; José Sérgio Leite Lopes, diretor do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ; José Vicente Tavares dos Santos, diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS; Paulo Henrique Martins, coordenador do Instituto da América Latina da UFPE; José Augusto Bezerra, da Academia Cearense de Letras; João Lucas Marques Barbosa, da Academia Brasileira de Ciências; José Albérsio de Araújo Lima, presidente da Academia Cearense de Ciências; Paulo Sérgio Bessa Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar; Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez, presidente da Academia Cearense de Letras; Ana Maria Nóbrega Miranda, doutora Honoris Causa da UFC; e Regnoberto Marques de Melo Júnior, Maria Naiúla Monteiro da Silva e Paulo Jorge Alcobia Simões, docentes da UFC.

O Colégio de Estudos Avançados tem como objetivos o apoio a programas e projetos avançados de ensino, pesquisa e extensão, além de promover o intercâmbio entre a UFC e outras instituições acadêmicas.

Marília Freitas / Setor de Comunicação da Eideia

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC