Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
EIDEIA – Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica

Área do conteúdo

Estão abertas as matrículas para o curso “Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem: Aplicações ao Ensino Superior”. Confira!

Data da publicação: 22 de setembro de 2025 Categoria: CASa, Cursos, Notícias

A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), por meio da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA) e do Programa CASa (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa) está lançando o curso “Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem: Aplicações ao Ensino Superior”, com o objetivo de compreender e aplicar teorias de desenvolvimento humano e aprendizagem no planejamento, condução e avaliação de práticas de ensino superior.

🗓️ Período de matrículas:
De 22 de setembro a 01 de outubro de 2025

🗒️ Informações sobre o curso:

  • Público-alvo: servidores docentes e técnico-administrativos em educação
  • Início das aulas: 02 de outubro de 2025
  • Aulas online síncronas, via plataforma Solar – UFC
  • Carga horária: 30 horas

✍🏻 Matricule-se pelo link:
https://forms.gle/TFsivCKedYhNgcRJ9

📑 Conteúdo programático do curso:

Tópicos ou disciplinas Período de realização Responsável por desenvolver o tópico ou disciplina Carga horária

Encontro 1 – Introdução ao Curso e Fundamentos. 

Objetivos: Apresentar o curso, alinhar expectativas, discutir conceitos de desenvolvimento e aprendizagem no ensino superior.

Conteúdos: Diferenças entre ensino escolar e ensino superior; papel do professor universitário.

Atividades práticas:

· Dinâmica de abertura: Mapa conceitual coletivo sobre “O que é ensinar na universidade?”.

· Discussão em pequenos grupos: “Quais desafios enfrento como professor iniciante?”.

02/10/2025
14h às 17h
(online – síncrono)
Messias Dieb 3 horas

Encontro 2 – Piaget e o Desenvolvimento Cognitivo

Objetivos: Compreender as contribuições de Piaget para a aprendizagem universitária.

Conteúdos: Estágios do desenvolvimento; pensamento formal e implicações para o ensino superior.

Atividades práticas:

· Análise de caso: “Um estudante universitário que ainda apresenta raciocínios concretos”.

· Construção de exemplos de atividades de ensino que promovam raciocínio formal.

03/10/2025
14h às 17h
(online – síncrono)
Messias Dieb 3 horas

Encontro 3 – Vygotsky: Interação Social e Aprendizagem

Objetivos: Relacionar os conceitos de mediação, linguagem e ZDP ao ensino superior.

Conteúdos: Construtivismo social; papel da interação no desenvolvimento.

Atividades práticas:

· Oficina: Planejar uma atividade colaborativa fundamentada na ZDP.

· Simulação em sala: pares de professores aplicando estratégias de tutoria entre pares.

09/10/2025
14h às 17h
(online – síncrono)
Messias Dieb 3 horas

Encontro 4 – Ausubel e a Aprendizagem Significativa

Objetivos: Aplicar a ideia de subsunçores e organizadores prévios ao ensino universitário.

Conteúdos: Estrutura cognitiva, aprendizagem significativa vs. mecânica.

Atividades práticas:

· Elaboração de um organizador prévio para sua disciplina.

· Troca de organizadores entre colegas e análise crítica.

23/10/2025
14h às 17h
(online – síncrono)
Messias Dieb 3 horas

Encontro 5 – Rogers e a Aprendizagem Centrada no Estudante

Objetivos: Discutir o papel do professor como facilitador da aprendizagem.

Conteúdos: Empatia, autenticidade e clima de sala de aula.

Atividades práticas:

· Roda de conversa sobre experiências de professores inspiradores.

· Exercício de escuta ativa: pares de docentes praticando feedback empático.

24/10/2025
14h às 17h
(online – síncrono)
Messias Dieb 3 horas

Encontro 6 – Paulo Freire e a Educação Libertadora

Objetivos: Refletir sobre a educação crítica, dialógica e emancipatória no ensino superior.

Conteúdos: Consciência crítica; diálogo como prática pedagógica.

Atividades práticas:Debate orientado: “Ensino bancário x ensino problematizador”.Construção de uma atividade didática inspirada em Freire para sua disciplina.

30/10/2025
14h às 17h
(online – síncrono)
Messias Dieb 3 horas

Encontro 7 – Abordagens Contemporâneas de Aprendizagem

Objetivos: Explorar conceitos de autorregulação, metacognição e aprendizagem ativa.

Conteúdos: Estratégias de aprendizagem autorregulada; metodologias ativas.

Atividades práticas:

· Estudo de caso sobre motivação e autorregulação de estudantes universitários.

· Oficina: Planejar uma atividade usando sala de aula invertida ou PBL.

06/11/2025
14h às 17h
(online – síncrono)
Messias Dieb 3 horas

Encontro 8 – Estratégias Didáticas e Motivação no Ensino Superior

Objetivos: Aplicar teorias da motivação à prática docente universitária.

Conteúdos: Motivação intrínseca e extrínseca; engajamento acadêmico.

Atividades práticas:

  • Análise em grupo: Quais fatores desmotivam alunos no ensino superior?
  • Planejamento de uma atividade motivadora fundamentada em uma teoria discutida.
07/11/2025
14h às 17h
(online – síncrono)
Messias Dieb 3 horas

Encontro 9 – Oficinas de Planejamento Didático

Objetivos: Integrar teorias de aprendizagem ao planejamento de aulas.

Conteúdos: Estrutura de plano de ensino e plano de aula.

Atividades práticas:

· Elaboração de um plano de aula com base em uma teoria de escolha.

· Apresentação dos planos em grupos e feedback coletivo.

14/11/2025
14h às 17h
(online – síncrono)
Messias Dieb 3 horas

Encontro 10 – Integração, Apresentação de Produtos e Avaliação do Curso

Objetivos: Consolidar aprendizagens, compartilhar produções e refletir sobre a prática docente.

Conteúdos: Revisão das principais teorias e suas aplicações.

Atividades práticas:

  • Socialização dos planos de ensino desenvolvidos.
  • Autoavaliação + avaliação coletiva do curso.
  • Encerramento: “Minha identidade docente em construção” (síntese reflexiva).
27/11/2025
14h às 17h
(online – síncrono)
Messias Dieb 3 horas

Carga horária total: 30 horas

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo