Estão abertas as matrículas para o curso “Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem: Aplicações ao Ensino Superior”. Confira!
Data da publicação: 22 de setembro de 2025 Categoria: CASa, Cursos, NotíciasA Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), por meio da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA) e do Programa CASa (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa) está lançando o curso “Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem: Aplicações ao Ensino Superior”, com o objetivo de compreender e aplicar teorias de desenvolvimento humano e aprendizagem no planejamento, condução e avaliação de práticas de ensino superior.
🗓️ Período de matrículas:
De 22 de setembro a 01 de outubro de 2025
🗒️ Informações sobre o curso:
- Público-alvo: servidores docentes e técnico-administrativos em educação
- Início das aulas: 02 de outubro de 2025
- Aulas online síncronas, via plataforma Solar – UFC
- Carga horária: 30 horas
✍🏻 Matricule-se pelo link:
https://forms.gle/TFsivCKedYhNgcRJ9
📑 Conteúdo programático do curso:
Tópicos ou disciplinas | Período de realização | Responsável por desenvolver o tópico ou disciplina | Carga horária |
Encontro 1 – Introdução ao Curso e Fundamentos. Objetivos: Apresentar o curso, alinhar expectativas, discutir conceitos de desenvolvimento e aprendizagem no ensino superior. Conteúdos: Diferenças entre ensino escolar e ensino superior; papel do professor universitário. Atividades práticas: · Dinâmica de abertura: Mapa conceitual coletivo sobre “O que é ensinar na universidade?”. · Discussão em pequenos grupos: “Quais desafios enfrento como professor iniciante?”. |
02/10/2025 14h às 17h (online – síncrono) |
Messias Dieb | 3 horas |
Encontro 2 – Piaget e o Desenvolvimento Cognitivo Objetivos: Compreender as contribuições de Piaget para a aprendizagem universitária. Conteúdos: Estágios do desenvolvimento; pensamento formal e implicações para o ensino superior. Atividades práticas: · Análise de caso: “Um estudante universitário que ainda apresenta raciocínios concretos”. · Construção de exemplos de atividades de ensino que promovam raciocínio formal. |
03/10/2025 14h às 17h (online – síncrono) |
Messias Dieb | 3 horas |
Encontro 3 – Vygotsky: Interação Social e Aprendizagem Objetivos: Relacionar os conceitos de mediação, linguagem e ZDP ao ensino superior. Conteúdos: Construtivismo social; papel da interação no desenvolvimento. Atividades práticas: · Oficina: Planejar uma atividade colaborativa fundamentada na ZDP. · Simulação em sala: pares de professores aplicando estratégias de tutoria entre pares. |
09/10/2025 14h às 17h (online – síncrono) |
Messias Dieb | 3 horas |
Encontro 4 – Ausubel e a Aprendizagem Significativa Objetivos: Aplicar a ideia de subsunçores e organizadores prévios ao ensino universitário. Conteúdos: Estrutura cognitiva, aprendizagem significativa vs. mecânica. Atividades práticas: · Elaboração de um organizador prévio para sua disciplina. · Troca de organizadores entre colegas e análise crítica. |
23/10/2025 14h às 17h (online – síncrono) |
Messias Dieb | 3 horas |
Encontro 5 – Rogers e a Aprendizagem Centrada no Estudante Objetivos: Discutir o papel do professor como facilitador da aprendizagem. Conteúdos: Empatia, autenticidade e clima de sala de aula. Atividades práticas: · Roda de conversa sobre experiências de professores inspiradores. · Exercício de escuta ativa: pares de docentes praticando feedback empático. |
24/10/2025 14h às 17h (online – síncrono) |
Messias Dieb | 3 horas |
Encontro 6 – Paulo Freire e a Educação Libertadora Objetivos: Refletir sobre a educação crítica, dialógica e emancipatória no ensino superior. Conteúdos: Consciência crítica; diálogo como prática pedagógica. Atividades práticas:Debate orientado: “Ensino bancário x ensino problematizador”.Construção de uma atividade didática inspirada em Freire para sua disciplina. |
30/10/2025 14h às 17h (online – síncrono) |
Messias Dieb | 3 horas |
Encontro 7 – Abordagens Contemporâneas de Aprendizagem Objetivos: Explorar conceitos de autorregulação, metacognição e aprendizagem ativa. Conteúdos: Estratégias de aprendizagem autorregulada; metodologias ativas. Atividades práticas: · Estudo de caso sobre motivação e autorregulação de estudantes universitários. · Oficina: Planejar uma atividade usando sala de aula invertida ou PBL. |
06/11/2025 14h às 17h (online – síncrono) |
Messias Dieb | 3 horas |
Encontro 8 – Estratégias Didáticas e Motivação no Ensino Superior Objetivos: Aplicar teorias da motivação à prática docente universitária. Conteúdos: Motivação intrínseca e extrínseca; engajamento acadêmico. Atividades práticas:
|
07/11/2025 14h às 17h (online – síncrono) |
Messias Dieb | 3 horas |
Encontro 9 – Oficinas de Planejamento Didático Objetivos: Integrar teorias de aprendizagem ao planejamento de aulas. Conteúdos: Estrutura de plano de ensino e plano de aula. Atividades práticas: · Elaboração de um plano de aula com base em uma teoria de escolha. · Apresentação dos planos em grupos e feedback coletivo. |
14/11/2025 14h às 17h (online – síncrono) |
Messias Dieb | 3 horas |
Encontro 10 – Integração, Apresentação de Produtos e Avaliação do Curso Objetivos: Consolidar aprendizagens, compartilhar produções e refletir sobre a prática docente. Conteúdos: Revisão das principais teorias e suas aplicações. Atividades práticas:
|
27/11/2025 14h às 17h (online – síncrono) |
Messias Dieb | 3 horas |
Carga horária total: 30 horas