Seminário: Estimativa de Precipitação Por Satélite

Data de publicação: 16 de setembro de 2021. Categoria: Notícias, Sem categoria

A precipitação é uma das componentes chave do ciclo hidrológico, conectando a superfície continental, oceano, atmosfera e que exerce um papel direto na sociedade através da agricultura, recursos naturais, transporte e previsão e detecção de ocorrências de desastres naturais. Medidas acuradas da chuva (QPE), nas diversas escalas temporais e espaciais, são extremamente importantes, especialmente em situações de tempo severo, extremos climáticos e hidrológicos. No entanto, a precipitação possui uma grande variabilidade espacial e temporal, e também nas suas intensidades, que são oriundas de seus mecanismos físicos de formação, assim como dos ambientes dinâmicos e termodinâmicos que as envolvem. Com isto, a caracterização da precipitação somente através de pluviômetros, torna-se uma tarefa limitada devido a baixa densidade de instrumentos em determinadas localidades, devido ao difícil acesso, custos, etc. Neste contexto, o sensoriamento remoto da precipitação tem desempenhado um papel fundamental na complementação para o melhor entendimento das características espaciais e temporais da chuva. Instrumentos tecnologicamente sofisticados, localizados tanto na superfície, tais como radares meteorológicos (simples e dupla polarização), assim como a bordo de satélites (sensores de micro-ondas passivos e ativos), vem expandindo nossa visão espaço-temporal da precipitação, disponibilizando informações detalhadas também sobre o processo microfísico que envolve a precipitação. Estimativas de precipitação por satélites vêm sendo amplamente utilizadas para diversos propósitos (ex., monitoramento e previsão de sistemas precipitantes em tempo quase-real, modelagem hidrológica, estudos climáticos, entre outras). Neste seminário serão apresentados os principais conceitos e incertezas voltados à técnica de estimativa de precipitação por satélite. Serão também mostradas algumas das aplicações e desempenhos de produtos de estimativa de precipitação por satélites com um foco especial sobre o Brasil.

Este seminário é fruto da colaboração entre o EOLLAB e a Dr. Marielle Gosset do IRD/GET/FUNCEME

Link para assistir