SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DE FORTALEZA VISITA JORNADA FORMATIVA PROMOVIDA PELA EIDEIA

Data de publicação: 27 de setembro de 2017. Categoria: Notícias

Nesta terça-feira, 12, a Professora Dalila Saldanha, Secretária da Educação de Fortaleza visitou a Jornada Formativa do Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Proposto pela Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), o plano é realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza e a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). A Jornada Formativa reúne, quinzenalmente, no Campus Professor Prisco Bezerra, professores de escolas públicas cearenses.  Com atividades presenciais e a distância, o grupo compartilha experiências e propõe estratégias pedagógicas inovadoras para o desenvolvimento de um ambiente escolar cooperativo e solidário.

Após a abertura da VII Feira de Ciência, Cultura e Arte de Fortaleza, Dalila Saldanha e a Professora Marisa de Aquino, Assessora Institucional da SME de Fortaleza, conversaram com o Professor Manoel Andrade, coordenador da articulação entre a universidade e a escola básica, sobre a proposta do plano e as escolas que o aderiram. Em sala, professores de linguagens e códigos discutiam como elaborar um plano de aula que estimule a responsabilidade individual e a cooperação entre os estudantes.

Mais de 300 professores participam da Jornada Formativa. 5 escolas municipais de tempo integral (ETI) de Fortaleza aderiram ao Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária. Professores e gestores das ETI Maria do Socorro Alves Carneiro, Nossa Senhora de Fátima, Aldemir Martins, Professor Joaquim Francisco de Sousa Filho e Professor José Júlio da Ponte vivenciam a Jornada Formativa.