“Que caboclos são vocês?”: apresentação musical anima público em meio à rotina da universidade
Data da publicação: 14 de abril de 2019 Categoria: NotíciasO grupo de música percussiva Acadêmicos da Casa Caiada foi a atração, na última sexta (12), do projeto Música no Mauc, realizado no Museu de Arte da UFC. O grupo contou com a participação de Descartes Gadelha e Inês Mapurunga. Esta foi a segunda edição do projeto organizado pela CASa de Artes, ação fixa da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC).
Com um público de 85 pessoas, a apresentação proporcionou uma mistura de brasilidades em pleno horário de almoço. A diretora do MAUC, Gisele Siqueira, reforçou a importância da ocasião, bem como a mistura de várias artes em um mesmo local. “É um momento de grande alegria contar com a segunda edição do projeto, que proporciona uma mistura de artes plásticas e arte musical à comunidade”, definiu.
O grupo de percussão se apresentou em salão ao lado do catálogo recém-inaugurado “À Flor da Pele”, de Stênio Burgos. A estudante Alane Costa, do curso de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), salientou a aproximação das duas exposições em elementos comuns à identidade brasileira. “Experiência única que tô prestigiando, apaixonada pela mistura de elementos da nossas cultura, dos regionalismos. Fascinada”, destacou.
Em meio a percussão, palmas e prestígio do público, o grupo levou ao museu uma hora de diálogo entre diversos elementos da identidade brasileira, como carimbó, capoeira e reisado. Ao fim, a pergunta, e também nome do espetáculo, ficou: “Que caboclos são vocês?”.
Vinícius de Oliveira // Setor de Comunicação da Eideia