Prece apresenta à Unilab método de aprendizagem cooperativa

Data de publicação: 28 de maio de 2019. Categoria: Notícias

A universidade situada em Redenção (CE) avalia adotar a metodologia, de modo introdutório, em um de seus projetos de redução da evasão escolar e universitária.

Representantes do Prece propõem método de aprendizagem cooperativa a integrantes da Unilab / Foto: Adriana Madja

Representantes do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) visitaram, na última quinta-feira (23), a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), na cidade de Redenção, no Ceará. O objetivo foi de apresentar o método da aprendizagem cooperativa e seus princípios na instituição de ensino superior.

Vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC), o Prece aprensentou um pouco das atividades que desenvolve há cerca de 25 anos junto à Universidade Federal do Ceará (UFC). Por meio da Eideia, universidade mantém dois programas de aprendizagem cooperativa: o Prece, que trabalha a metodologia de ensino entre alunos de escolas públicas do Ceará; e o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (Pacce), que adota o método cooperativo entre estudantes da própria UFC.

Estiveram presentes na reunião o reitor pró-tempore da Unilab, Alexandre Cunha; o coordenador do Prece, professor Manoel Andrade; o pró-reitor de graduação da Unilab, Edson Holanda; a representante do Instituto Coração de Estudante (Icores) Talita de Moisés; a representante do Prece e pedagoga Adriana Madja; o assessor da reitoria da Unilab, Olavo Garantizado; o diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, Elton Luz; e o professor Regivaldo Nascimento.

Integrantes do Prece e da Unilab se reúnem na sede da universidade, em Redenção-CE / Foto: Divulgação

Aplicação do método

Após apresentação do Prece e do Pacce, representantes da Unilab anunciaram o interesse da instituição em adotar a aprendizagem cooperativa no Programa Pulsar. O projeto é formado por monitores e estudantes da Unilab que visam reduzir a evasão escolar e universitária.

Na avaliação da pedagoga Adriana Madja, da coordenação do Prece, o encontro com representantes da Unilab poderá trazer oportunidades tão diversas quanto a instituição. “A reunião proporcionou um primeiro momento de articulação, tendo como foco a necessidade de juntar e integrar esses alunos, que têm uma diversidade de culturas”, ressalta.

Marília Freitas / Setor de Comunicação da Eideia