Pesquisa – primeiro ano da atual gestão da UFC e ações realizadas durante a pandemia de covid-19

Pesquisa de opinião entre a comunidade universitária avaliou a atual gestão da Reitoria e algumas das ações realizadas durante a pandemia da covid-19. O trabalho foi realizado pela Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e coordenado pela UFC Informa, a unidade de Comunicação e Marketing da Universidade.

Para isso, utilizou-se, ainda em meados de 2020, questionário disponibilizado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), obtendo 12,8 mil respondentes, entre professores, servidores técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação. A amostra equivale a 28,7% da comunidade universitária. A margem de erro é de 5 pontos percentuais.

A primeira parte do questionário apresentou 18 frases relacionadas às características e às principais ações do primeiro ano de gestão (2019-2020) do Prof. Cândido Albuquerque e do Prof. Glauco Lobo à frente da Reitoria da UFC.

Com base em Escala Likert de 4 pontos, os participantes foram convidados a marcar uma das opções: 4 – concordo totalmente, 3 – concordo, 2 – discordo e 1 – discordo totalmente. Uma opção “não sei responder” foi incluída no questionário (conheça os detalhes da metodologia da pesquisa ao final desta matéria).

Além disso, a pesquisa abriu espaço para que os participantes deixassem críticas ou sugestões. Foram registradas 3.253 respostas, categorizadas em sete tópicos: infraestrutura, investimentos, visibilidade, tecnologia digital, recursos humanos, pandemia e elogios. Os pesquisadores reuniram as palavras mais frequentes e suas associações, de modo a sinalizar à Reitoria as questões mais citadas pela comunidade acadêmica.

O trabalho também permitiu uma análise das palavras-chaves, classificando-as como respostas positivas (com sugestões e comentários para a melhoria da UFC) e negativas (com comentários sobre o não-funcionamento adequado de ações, meios e propósitos, na opinião dos participantes).