Palestra sobre mulheres na América Latina dá inicio a evento da CASa
Data da publicação: 12 de setembro de 2018 Categoria: Atuação, Coordenadorias, NotíciasDiscutir as experiências das mulheres na América Latina. Essa foi a proposta da palestra realizada nesta terça-feira (11), no Teatro da Seara da Ciência, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento deu início à programação do Seminário Mulheres na Universidade, ação desenvolvida pela Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC), em parceria com o Movimento de Mulheres Olga Benário (MMOB) e com apoio do Núcleo de Acolhimento Humanizado as Mulheres em Situação de Violência -NAH /Uece).
Como palestrantes, foram convidadas a professora Dolores de Brito, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Gênero Idade e Família (NEGIF/UFC); e Claudiane Lopes, da coordenação nacional do MMOB. Mediada por Paula Colares, também do MMOB, a palestra abordou a configuração do feminismo na América Latina e a sua evolução, pontuando os momentos mais importantes e as fases do movimento, como as primeiras lutas feministas e a violência que foi o ponto de partida na busca pelos direitos das mulheres.
Durante as discussões, foram lembrados os casos de assédio ocorridos dentro das universidades. Claudiane reforçou a importância de haver mais palestras como essa dentro da instituição, como forma de lutar contra o machismo no espaço acadêmico. “Precisamos democratizar esse espaço, e essa atividade reforça isso”, demarcou. A palestrante ainda frisou a importância de refletir sobre o “novo feminismo”, caracterizado por ações mais efetivas e movimentos mais ativos, como o MMOB.
Movimento de Mulheres Olga Benário
O Movimento de Mulheres Olga Benário é um movimento feminista organizado por integrantes da delegação brasileira que participou da primeira Conferência Mundial de Mulheres de Base, realizada em Caracas, Venezuela, em março de 2011. A organização se expandiu, ganhando adesão mais forte das mulheres latinas, como as do Brasil, Equador, Chile, da Colômbia e Argentina.
Organizado em 15 estados brasileiros, o movimento cresce com o propósito de organizar mulheres trabalhadoras, indígenas e jovens contra o sistema patriarcal em que elas estão inseridas.
Seminário Mulheres na Universidade
Realizado de 11 a 13 de setembro, o seminário tem como objetivo abordar o feminismo dentro do espaço acadêmico. A programação inclui palestras, mesas, oficinas e cines-debate. No último dia de evento (13), será redigida uma carta de reivindicações, além de uma apresentação do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada/UFC.
Para mais informações, acesse www.casa.ufc.br.
Gabriela Almeida / Setor de Comunicação da Eideia/UFC