Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
EIDEIA – Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica

Área do conteúdo

Pacce chega à terceira semana de formação intensiva com novos bolsistas

Data de publicação: 3 de abril de 2019. Categoria: Notícias

Os participantes continuam a aprender sobre construção de células estudantis baseadas na aprendizagem cooperativa até a próxima sexta-feira (5)

 

#pracegover Quatro bolsistas estão reunidos articulando ideias sobre a Formação

Bolsistas durante formação do Pacce / Foto: Patrick Santiago

 

Chega à última semana o curso intensivo dos novos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (Pacce), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC). Durante estas três semanas, os novos integrantes estão participando de formações baseadas em pilares do Programa. Além desta etapa intensiva, em que os articuladores recebem duas formações por semana, os bolsistas passam por formação contínua durante todo o ano, com encontros semanais. 

Essas ferramentas formativas auxiliam na prática da aprendizagem cooperativa, servindo como apoio para os integrantes do Pacce conduzirem o curso de montagem de suas respectivas células estudantis.

Breno Alves é bolsista do Pacce há dois anos e está no seu primeiro ano como facilitador, função encarregada aos membros veteranos, que ajudarão os novos bolsistas a desenvolverem suas células com sucesso. O jovem acredita que está renovando seu sentimento de pertencimento ao Programa, especialmente agora que suas funções e responsabilidades são outras. “Embora pensemos que articular uma célula não seja um exercício tão parecido quanto ‘formar pessoas para fazê-lo’, o aprendizado que adquirimos do ano anterior é sempre relevante.”

 

Breno Alves (camiseta vermelha) e demais bolsistas em celebração de resultados em 2018.2 / Foto: arquivo pessoal

 

Breno considera que a formação oferecida pelo Pacce é uma articulação de aprendizagem mútua na qual interagem tanto o facilitador quanto o bolsista prestes a organizar sua célula. “Dentro das oficinas, separadas por cada pilar, também falamos sobre o quebra-gelo (dinâmica coletiva para descontrair e integrar o grupo) e o processamento de grupo, momento oportuno para dar e receber feedbacks sobre como foi o encontro, o que gostaram, o que foi ruim e como pode ser melhorado”, explica. 

O bolsista ressalta que, apesar da inexperiência como formador, sente-se muito bem amparado pelos veteranos de sua comissão. “Estou recebendo todo o suporte necessário e também tenho autonomia para implementar minhas próprias práticas pedagógicas”, relata. 

O tema abordado na semana anterior de formação foi “Interdependência Positiva e Responsabilidade Individual”, com foco nas questões de coletividade e de troca de conhecimento e papéis. O respeito e a compreensão sempre andam juntos nos encontros, que são organizados por duplas de formadores que ficam responsáveis por uma comissão. As formações acontecem nos horários das 8h às 11h, 9h às 12h, 14h às 17h e até 18h às 19h, de segunda a sexta. A variedade de horários visa não prejudicar as atividades acadêmicas dos campi de maior demanda (Pici e Benfica).

Nesta última semana de formação intensiva, os bolsistas estão trabalhando “Técnicas de Aprendizagem Cooperativa e Processamento de Grupo”, começando nesta segunda-feira (1º) e seguindo até sexta-feira (5). A ideia é que as células estudantis sejam iniciadas já na segunda-feira (8). 

 

Marília Freitas / Setor de Comunicação da Eideia

Acessar Ir para o topo