Laboratório de Práticas Docentes debate formação de professores e protagonismo estudantil

Data de publicação: 16 de março de 2018. Categoria: Coordenadorias, Notícias

A formação dos professores recém-ingressos é feita pelo CASa, um programa da Coidea/Eideia.

Helânio Castro, José Olinda Braga e Custódio Almeida estiverem à frente das discussões do Laboratório de Práticas Docentes / Foto: Lucas Maia

Os professores recém-ingressos na Universidade Federal do Ceará (UFC) assistiram ao primeiro Laboratório de Práticas Docentes de 2018 nesta quinta-feira (15), no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici. Organizado pela Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), o evento debateu a formação de professores e o protagonismo estudantil. O CASa é um programa da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (Coidea), um dos braços da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC).

Com o tema “Pensamento, algoritmo e criatividade”, o evento foi conduzido pelos professores Helano Castro, do Centro de Tecnologia da UFC; e José Olinda Braga, do Centro de Humanidades da instituição. O vice-reitor da universidade, Custódio Almeida, também esteve presente, completando o trio de debatedores.

Entre as discussões realizadas no encontro estão o protagonismo estudantil e o papel do professor diante de um aprendizado autônomo. Em sua fala, José Olinda Braga considerou importante refletir se nessa construção do conhecimento os profissionais da educação atuam emancipando os discentes ou dificultando o processo.

O próximo Laboratório de Práticas Docentes acontecerá de 9 a 13 de abril deste ano, abordando temas como evolução conceitual e função pedagógica da avaliação educacional. A programação inclui oficinas, palestras e uma conferência, aproximando atividades teóricas e práticas.

As inscrições em cursos e formações do projeto CASa são realizadas no site do projeto.

Serviços:

Programa CASa (Coidea/Eideia/UFC):