Eideia promove eventos com parcerias inéditas durante Encontros Universitários

Data de publicação: 25 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

O evento científico mais importante da Universidade Federal do Ceará (UFC), os Encontros Universitários, teve início na manhã desta quarta-feira (24). A Escola de Inovação e Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) esteve presente com atividades realizadas pelos programas vinculados a ela, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (Pacce), a Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Cooperativa (Casa) e o Programa de Estímulo à cooperação na Escola (Prece).

As ações aconteceram no auditório de Direito da UFC e se estenderam ao Campus do Pici. A programação contou com mesas e palestras que abordaram novas metodologias de ensino e que permitiram o compartilhamento de experiências sobre a docência no ensino superior, além de relatos dos bolsistas sobre a vivência nos programas.

Encontro de Aprendizagem Cooperativa

Desenvolver novas metodologias de ensino e aprendizagem é a proposta dos programas Pacce e Prece. Juntos, eles realizam este ano o 10° Encontro de Aprendizagem Cooperativa. Um evento criado para compartilhar as experiências vividas por bolsistas e professores, relatando as ações realizadas no último ano.

“A participação nos Encontros Universitários faz parte da vivência dentro da universidade como um todo. Conhecer as produções científicas e humanas que estão sendo realizadas, além de atividades de bolsistas. A vivência expande para além de produções de artigos e passam a ser representadas em mostras artísticas e experiências audiovisuais”, considera Daniela Félix, estudante da UFC e bolsista de comunicação do Prece.

Pela primeira vez apresentando juntos, os programas propõem unir as experiências de ensino e aprendizagem, dando ênfase a importância das metodologias utilizadas por eles. “Está sendo uma experiência inédita pra gente, o Pacce está já com nove anos e pôde dessa vez juntar com o Prece, pra gente ter um evento em comum. Uma troca de experiência”, destaca Hermany Rosa Vieira, coordenador do Pacce.

Os bolsistas dos programas se reuniram para apresentá-los durante a abertura nesta manhã, no auditório de Direito da UFC, e logo em seguida se dividiram em grupos para apresentação de artigos, no Campus de Ciência, no Pici. As ações devem ocorrer até sexta feira (26), com a exibição de mais de 50 trabalhos.

Encontro de Docência

A Mesa Metodologias Ativas abriu, na manhã desta quarta-feira, a programação do 10° Encontro de Docência no Ensino Superior. Organizado pela Casa, o evento propõe realizar o compartilhamento de experiências dos docentes nas universidades, abordando os métodos utilizados e a importância da prática deles.

“Ao todo, sete trabalhos abordaram inovações no ensino, a exemplo de aulas invertidas e PBL. Após as apresentações, foi realizado debate, com considerações e questões relativas aos temas abordados. Consideramos, portanto, este encontro inicial bem profícuo e dialógico”, relatou a professora  Maria José Albuquerque da Silva, Coordenadora da Casa.

Além de discutir sobre as metodologias ativas, o evento deve trazer, entre outras, mesas sobre avaliação de aprendizagem, metodologias inclusivas e estratégias e metodologias de ensino. Até a próxima sexta (26), cinco mesas deverão ser apresentadas, compondo um processo de palestras e debates.

Para mais informações sobre os eventos, acompanhe nossa página.

Gabriela Almeida / Setor de Comunicação da Eideia/UFC