Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
EIDEIA – Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica

Área do conteúdo

Inovações no ensino são tema de evento dos Encontros Universitários

Data de publicação: 22 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

Encontro de Docência realizado na UFC em 2017 / Foto: Tereza Lima

 

Algumas das práticas docentes inovadoras desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC) serão apresentadas e debatidas durante o X Encontro de Docência do Ensino Superior, realizado desta quarta-feira (24) até sexta (26) no Campus do Pici, em Fortaleza. Parte integrante da programação dos Encontros Universitários 2018 da UFC, o evento é organizado pela Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia).

Durante o X Encontro de Docência do Ensino Superior, 45 professores e pesquisadores da UFC apresentarão suas experiências inovadoras de ensino e aprendizagem, distribuídos em sete mesas de debates, realizadas em duas salas do Campus do Pici: na sala 35 do Centro de Convivência e na sala 41 do Centro de Ciência (bloco 950).

Entre os debates, destaca-se a mesa sobre metodologias inclusivas, que propõe reflexões sobre como a universidade pode incluir estudantes com deficiências físicas. Nela, serão debatidos modos de ensino e avaliação de estudantes surdos, oficinas de fotografia para pessoas cegas, aquisição da língua de sinais para crianças surdas e a simulação como atividade na disciplina de desenho universal.

Não é necessária inscrição para assistir às mesas.

 

Veja a programação abaixo:

 

X ENCONTRO DE DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

 

MESA 1: METODOLOGIAS ATIVAS

QUARTA-FEIRA (24), TARDE

LOCAL: CENTRO DE CONVIVÊNCIA, SALA 35

14h: Sala de aula invertida no ensino superior: três passos para a transição, com Adonay Rodrigues Loiola

14h20: Metodologias ativas no ensino de engenharia química, com Ivanildo Jose da Silva Junior

14h40: PBL como ferramenta de interdisplinaridade no contexto rodoviário, com Sarah Denise Vasconcelos

15h: As atividades pedagógicas desenvolvidas a partir da criação de um canal no YouTube como recurso tecnológico no processo de ensino-aprendizagem para o curso de Direito: um repensar para um projeto inovador, com Sidney Guerra Reginaldo

15h20: Assunções e narrativas no curso de Licenciatura em Educação Física: possibilidades metodológicas, com Luiz Sanches Neto

15h40: Experiências de interpretação literária, com Rafaela de Abreu Gomes

 

MESA 2: METODOLOGIAS INCLUSIVAS

QUINTA-FEIRA (25), MANHÃ

LOCAL: CENTRO DE CONVIVÊNCIA, SALA 35

9h: A prática avaliativa docente voltada para alunos surdos no ensino superior, com Marta Cavalcante Benevides Loureiro

9h20: Oficinas de fotografia para pessoas cegas: relatos de experiências, com Roberto Cesar Cavalcante Vieira

9h40: Um primeiro passo para o ensino de francês língua estrangeira (FLE) a alunos surdos na Casa de Cultura Francesa da Universidade Federal do Ceará, com Ruy Ferreira Lima

10h: Aquisição da língua de sinais para crianças surdas, com Samara Eufrasio da Silva

10h20: Relato de vivência de simulação como atividade no processo de didática de ensino-aprendizagem na disciplina de desenho universal, com Zilsa Maria Pinto Santiago

 

MESA 3: ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO

QUINTA-FEIRA (25), TARDE

LOCAL: CENTRO DE CONVIVÊNCIA, SALA 35

14h15: Vivências nas aulas de Química Geral: um relato docente sobre o uso de diferentes estratégias de ensino, com Pablyana Leila Rodrigues da Cunha

14h35: Assistência aos discentes do curso de Agronomia na disciplina de Máquinas e Implementos Agrícolas, com Isabela Oliveira Lima

14h55: As estratégias e contribuições do ensino de Sociologia na formação e atuação do psicólogo em políticas públicas brasileiras, com Jose Eleonardo Tome Braga Junior

15h15: A construção de espaços significativos de aprendizagem e seus desafios: relato de uma experiência no curso de Psicologia, com Mariana Tavares Cavalcanti Liberato

15h35: Planejamento do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior e a metodologia da compreensão existencial: relato de experiência na cidade do Crato-CE, com Josemeire Medeiros Silveira de Melo

15h55: O ensino de História: uma abordagem ontológica, com Solonildo Almeida da Silva

16h15: O estudo de caso como estratégia no processo de ensino-aprendizagem de Imunologia, com Cássio Marinho Campelo

16h35: O uso da ferramenta de audiovisual na disciplina de Oceanografia Biológica II do curso de Oceanografia da UFC: uma proposta inovadora para aulas práticas e de campo, com Luis Ernesto Arruda Bezerra

 

MESA 4: METODOLOGIAS ATIVAS E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

SEXTA-FEIRA (25), MANHÃ

LOCAL: CENTRO DE CONVIVÊNCIA, SALA 35

9h: Avaliação da eficácia da aplicação de atividades semanais para facilitar o aprendizado na disciplina de projeto e construção da superestrutura viária, com Carla Marilia Cavalcante Alecrim

9h20: Aplicação de metodologias ativas por meio de jogos como progresso de disciplinas da Engenharia Civil, com Francisco Heber Lacerda de Oliveira

9h40: Aplicações de técnicas inspiradas nas metodologias ativas na melhoria da disciplina de Programação Computacional, com Gisele Azevedo de Araujo Freitas

10h: Aplicação de PBL na disciplina de Introdução à Engenharia como ferramenta para motivação à permanência no curso de Engenharia Elétrica, com Raphael Amaral da Camara

10h20: Dormi aluna, acordei professora: como as redes sociais podem auxiliar na re-construção do ensino superior, com Veronica Teixeira Franco Castelo Branco

10h40: Youtubers, visibilidade e a autenticidade do relato de experiência: as narrativas autobiográficas audiovisuais contemporâneas na perspectiva da Psicologia Social Crítica, com Stephanie Caroline Ferreira de Lima

11h: Uso de maquetes tridimensionais na prática de ensino de bioquímica: um relato de experiência, com João Antônio Leal de Miranda

 

MESA 5: PRÁTICAS DOCENTES

SEXTA-FEIRA (25), TARDE

LOCAL: CENTRO DE CONVIVÊNCIA, SALA 35

14h: Narrativas autobiográficas no estágio de docência no ensino superior: o que a pós-graduação em ecologia e recursos naturais vem aprendendo?, com Jose Roberto Feitosa Silva

14h20: Estágio de docência para a formação de um pós-graduando, com Ana Carla Rodrigues da Silva

14h40: Experiência de estágio docente em Tecnologias da Informação, com Belchior Escobar Sousa Silva

15h: Estágio de pós-graduação em Letras, com Lídia Barroso Gomes

15h20: Estágio docente: experiência na disciplina de informática documentária 2018.2, com Nayeli da Silva Feitosa

15h40: Conceitos em movimento: a artistagem como método avaliativo, com George Henrique Santos Almeida

16h: Os sentidos do ser docente: a experiência na licenciatura em Educação Física, com Maria Eleni Henrique da Silva

16h20: Propostas colaborativas na docência do ensino superior, com Itala Almeida Timoteo

 

MESA 6: METODOLOGIAS DE ENSINO, PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

QUINTA-FEIRA (25), MANHÃ

LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIA, SALA 41, BLOCO 950, 1º ANDAR

9h: Metadisciplina: Semiótica, Didática e Design em busca de uma construção participativa do conhecimento, com Anna Lucia dos Santos Vieira e Silva

9h20: A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos, com Letícia Sousa de Oliveira

9h40: O saber-estudar, saber-fazer, saber-estar, com Romulo do Nascimento Rodrigues

10h: Educometria como suporte à prática docente, com Thomaz Edson Veloso da Silva

10h20: A má construção de questões escritas no processo de avaliação do discente nas disciplinas de finanças corporativas, com Francisco Isidro Pereira

 

MESA 7: METODOLOGIAS DE ENSINO, PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

QUINTA-FEIRA (25), TARDE

CENTRO DE CIÊNCIA, SALA 41, BLOCO 950, 1º ANDAR

14h: Curricularização da extensão: relato de experiência, com Alexandre Casimiro de Macedo

14h20: Participação, reflexão, planejamento, co-gestão e avaliação com os educandos: potencialidades para a inovação nos trabalhos de ensinar e aprender, com Clelia Maria Nolasco Lopes

14h40: Experiência docente dos alunos da pós graduação em odontologia no projeto de extensão Centrau – Centro de Trauma Odontológico da Universidade Federal do Ceará, com Fabíola Nogueira Holanda Ferreira

15h: Simulação de consulta de Enfermagem a idoso com sífilis como estratégia de ensino-aprendizagem, com Rachel Gabriel Bastos Barbosa

15h20: Produção de livros infanto-juvenis: uma experiência com alunos das Ciências Ambientais para conhecimento dos ecossistemas marinhos, com Cristina Almeida Rocha Barreira

16h: A cidade no papel: as representações literárias de Fortaleza como proposta para eventos acadêmicos, com Charles Ribeiro Pinheiro

Acessar Ir para o topo