Experiência de ensino é tema de evento apoiado pela CASa

Data de publicação: 25 de setembro de 2018. Categoria: Sem categoria

Verônica Castelo Branco reflete sobre desafios da docência em palestra no Labomar/UFC

“Dormi aluna e acordei professora”. Esse foi o tema da palestra ministrada na última sexta-feira (21) pela professora Verônica Castelo Branco, do Departamento Engenharia de Transportes (DET) da UFC. O evento abriu o terceiro ciclo de palestras do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC), que debateu “empreendedorismo e inovação na Universidade: competências e desafios para o futuro”. A atividade contou com a parceria da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC).

Verônica foi aluna do curso de Engenharia Civil da UFC e retornou à instituição como professora. Sua vivência foi compartilhada durante a palestra, em que falou sobre as novas metodologias implementadas pelos docentes e as dificuldades de os alunos se adaptarem a elas. A professora ainda refletiu sobre a sua transição de posição dentro da universidade e sobre seu projeto de ensino,  tratando da forma como ele modificou a sua relação com os discentes e a sua própria maneira de ensinar.

A ação

O projeto “Dormi aluna e acordei professora”, criado por Verônica, possui a intenção de compartilhar o dia a dia dentro da sala de aula. Com páginas nas mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, ele conta com postagens diárias sobre o ensino, incluindo reflexões sobre abordagens pedagógicas dentro das universidades.

A professora aposta em uma nova forma de ensinar, utilizando uma metodologia diferente daquelas implementadas nos cursos.

Ciclo de palestras do Labomar/UFC

O evento é anual e já se encontra em sua terceira edição. Voltado para a capacitação dos professores e o compartilhamento de novos conhecimentos e experiências de docência, o ciclo tem como público-alvo os professores lotados no Labomar e é realizado em parceria com o projeto CASa.

Na primeira e segunda edições, foram discutidas as metodologias ativas em sala de aula. Nesta terceira, foi debatido sobre o empreendedorismo e a inovação dentro na Universidade, contando com quatro palestras ocorridas ao longo do dia.

Gabriela Almeida / Setor de Comunicação da Eideia/UFC