Encontros Universitários 2023: inclusão e inovação marcam retorno do evento na EIDEIA

Data de publicação: 17 de novembro de 2023. Categoria: EU2023, Eventos, Notícias

Após quatro anos sem atividades presenciais dos Encontros Universitários, a Universidade Federal do Ceará (UFC) celebrou o retorno do evento que busca a integração da comunidade acadêmica e a divulgação de diferentes conhecimentos. Os “reencontros” ocorridos na Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) foram marcados por uma variedade de apresentações, incluindo a palestra de encerramento ministrada pelo reitor Custódio Almeida.

Apresentação do XV Encontro de Docência no Ensino Superior ocorrido na sexta-feira (10), manhã. Foto: Arquivo Pessoal

Durante os três dias de atividades realizadas no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, foram realizadas um total de 83 apresentações divididas entre pitches e apresentações orais dos três Encontros da EIDEIA: I Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG), XV Encontro de Docência no Ensino Superior (EDES) e II Encontro de Avaliação Científica e Acadêmica (EACA).

Um dos aspectos notáveis dos Encontros na EIDEIA foi a interdisciplinaridade das áreas abordadas, que incluíram campos como saúde, gastronomia, biologia e até arquitetura e urbanismo. As diferentes áreas de conhecimentos apresentadas não refletem apenas a diversidade de estudos presentes na UFC, mas também evidenciam o potencial dessa interdisciplinaridade para enfrentar os desafios sociais.

Apresentação do XV Encontro de Docência no Ensino Superior no segundo dia (9) dos Encontros Universitários da EIDEIA. Foto: Arquivo pessoal

Na palestra de encerramento, o reitor Custódio Almeida reiterou a criação da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica como um espaço livre para ideias inovadoras dentro da universidade. Durante o seu discurso, fez um balanço dos Encontros Universitários 2023 e enfatizou a importância da integração não apenas entre estudantes, mas também entre docentes e técnicos administrativos nos Encontros dos próximos anos. Além disso, ressaltou a inovação social como um dos pilares fundamentais a serem desenvolvidos dentro da instituição e destacou a importância da inclusão dos estudantes na UFC e da garantia de sua permanência. “Talvez a grande inovação que prenda esse aluno é incluí-lo nas situações de aprendizagem […] É um desafio nosso”, completa.

Reitor Custódio Almeida e Diretora Maria Elias (EIDEIA) na palestra de encerramento do último dia (10) dos Encontros Universitários da EIDEIA. Foto: Arquivo Pessoal

O discurso proferido pelo reitor Custódio Almeida no encerramento dos Encontros Universitários da EIDEIA foi um convite à inovação, à colaboração e à construção de um ambiente inclusivo dentro da Universidade Federal do Ceará, reafirmando o compromisso da instituição com a educação.

Equipe da EIDEIA junto ao reitor Custódio Almeida no encerramento das atividades dos Encontros. Foto: Arquivo pessoal

Fonte: Diretoria Executiva da EIDEIA – E-mail: diretoria@eideia.ufc.br