Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
EIDEIA – Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica

Área do conteúdo

EIDEIA divulga edital de bolsas do PROPAG – Exercício 2026

Data da publicação: 13 de janeiro de 2026 Categoria: Notícias, PROPAG

A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulga o Edital nº 08/2025 para processo de implementação anual das vagas de instrutoria remunerada e voluntária, para alunos de pós-graduação, do Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG).

O PROPAG tem como objetivo contribuir para o processo de formação do estudante de graduação da UFC através do apoio de estudantes de pós-graduação às atividades curriculares dos cursos de graduação, na condição de instrutores e facilitadores da interação entre os estudantes de graduação e os professores, no interesse de promover a melhoria da relação entre o ensino e a aprendizagem.

INSCRIÇÕES – A instrutoria remunerada e voluntária do Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG) será desenvolvida por meio de propostas de projetos selecionadas pelo Edital nº 08/2025, cujos encaminhamentos ao PROPAG/EIDEIA devem ser feitos pelos docentes responsáveis por seus projetos, com as respectivas ciências das coordenações dos cursos de graduação presenciais da UFC ou dos coordenadores de programas acadêmicos.

As inscrições estarão abertas de 05 a 30 de janeiro de 2026 e podem ser feitas pelo Sistema PROPAG disponível na página do Edital nº 08/2025.

Serão disponibilizadas até 50 bolsas para instrutoria remunerada, destinadas a alunos de pós-graduação, com carga horária de oito horas semanais e valor mensal de R$ 700,00, sendo permitida a acumulação dessa bolsa com bolsas concedidas por órgãos de fomento, nos termos da regulamentação vigente. Para a instrutoria voluntária, serão disponibilizadas até 100 vagas, também destinadas a alunos de pós-graduação, com carga horária de oito horas semanais.

Poderão inscrever projeto os docentes efetivos do magistério superior da UFC com carga horária prevista nos cursos de graduação presencial, nos semestres 2026.1 e 2026.2, devidamente cadastrados no SIGAA.

Entre os critérios de avaliação dos projetos submetidos estão: adequação e coerência do projeto frente à natureza do programa, relevância, justificativa e clareza na formulação dos objetivos do projeto, metodologia/atividade e organização textual, bem como ao cumprimento de todas as exigências formais deste edital.

Mais informações podem ser lidas no Edital nº 08/2025 disponível no site da EIDEIA.

 

CONFIRA ABAIXO OS TUTORIAIS DO SISTEMA PROPAG

Cadastro de usuário no Sistema PROPAG

Recuperação de senha no Sistema PROPAG

Cadastro de projeto no Sistema PROPAG

 

Fonte: Diretoria Executiva da EIDEIA – fone: (85) 3366 9031

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo