“Habilidades sociais” é tema de terceiro dia de seleção de bolsistas do Pacce

Data de publicação: 13 de fevereiro de 2019. Categoria: Notícias

Estudantes da UFC participam de seleção de bolsistas do Pacce / Foto: Patrick Santiago

Estimular as habilidades sociais dos indivíduos é fundamental ao desenvolvimento de metodologias cooperativas de ensino. Esta foi uma das ideias defendidas na tarde desta quarta-feira (13), durante o terceiro dia do processo seletivo de novos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (Pacce), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC). Cerca de 250 estudantes de diversos cursos da UFC participam da seleção, que segue até sexta-feira (15).

Além da oficina sobre habilidades sociais, o terceiro dia de seleção de bolsistas do Pacce foi marcado por uma discussão sobre marco lógico. Enquanto o tema da primeira oficina se destaca por ser um dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa, o segundo debate, sobre marco lógico, é igualmente importante, pois se caracteriza como um modo dinâmico de construir um projeto de célula, principal foco dos bolsistas novatos.

Marco lógico

Considerada como um “treinamento” para a elaboração das células estudantis, a oficina de marco lógico é construída a partir de cinco elementos: problema, objetivos específicos e gerais, indicadores de resultados, meios de verificação e atividades. Para que os candidatos possam realizar a construção do marco lógico de forma correta, o próprio site do Pacce fornece arquivos que explicam cada um dos tópicos que devem ser preenchidos.

A coordenação do Pacce defende que o marco lógico deve ser tratado desde a seleção dos bolsistas, já que o método é fundamental à criação das células estudantis. O planejamento de projetos de células, já para os bolsistas efetivados, é amplamente explorado e explicado por atividades da própria bolsa, como o apoio à célula, na qual os bolsistas, durante o “período intensivo”, vão tirar dúvidas sobre a construção do projeto e da própria célula.

Susy Crisóstomo / Setor de Comunicação do Pacce/UFC