“Consenso” é tema de oficina em seleção de bolsistas do Pacce

Data de publicação: 14 de fevereiro de 2019. Categoria: Notícias

Oficina debate “consenso” durante seleção de bolsistas do Pacce / Foto: Patrick Santiago

Consenso, respeito pelo outro e empatia. Essas são algumas das ideias que dão fundamento ao Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (Pacce), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC). E, nesta quinta-feira (14), tais aspectos foram trabalhados na Oficina de Consenso, durante o processo de seleção de novos bolsistas do Pacce, que ocorre desde segunda (11) e segue até sexta (15), na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac), em Fortaleza.

“Consenso não é sempre concordar com aquilo que a outra pessoa falou, mas é abdicar da sua opinião ou entender que, talvez, aquilo também possa estar correto da maneira como o outro fala. É também perceber o momento de ceder e o momento de você reparar o que é melhor para uma meta coletiva”, defendeu Ana Thais, bolsista da Comissão de Comunicação e Marketing do Pacce, durante a Oficina de Consenso.

Candidatos a bolsas do Pacce participam de Oficina sobre Consenso / Foto: Patrick Santiago

Empatia

Os cerca de 270 candidatos que participam da seleção também puderam discutir sobre “empatia”. A ideia era que cada candidato se colocasse no lugar do facilitador da formação que estava recebendo, refletindo sobre as dificuldades de se julgar pessoas com defeitos, qualidades e experiências únicas. Na avaliação da bolsista veterana Samile Rocha, “a experiência foi muito gratificante, os candidatos se entrosaram e conseguiram entender a intenção da oficina”.

Após a oficina de Consenso, os candidatos se reuniram para discutir e ensaiar sua última atividade na seleção dos novos bolsistas, a ser realizada nesta sexta (15).

Suzy Crisóstomo / Comissão de Comunicação e Marketing do Pacce