Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
EIDEIA – Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica

Área do conteúdo

Confira lista de células estudantis do Pacce no interior

Data da publicação: 8 de abril de 2019 Categoria: Notícias Tags: , , , , ,

Em 2019.1, cerca de 60 células cooperativas estão sendo ofertadas a estudantes dos campi de Crateús, Quixadá, Russas e Sobral da UFC

 

Primeira encontros das células cooperativas em Crateús. Imagens: Divulgação

 

As atividades do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (Pacce) da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram iniciadas nos campi do interior do estado. Vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC), o Pacce tem sua ação fundamentada na formação de células de aprendizagem cooperativa, idealizadas pelos bolsistas do programa. Cada célula é articulada por um bolsista, podendo debater os mais diversos temas.

Em Crateús, o programa conta, este semestre, com 18 células que debatem, em geral, temas relacionados ao conteúdo das graduações presentes no campus, como matemática aplicada, mecânica dos solos e eletromagnetismo. Contudo, algumas células abordam assuntos extracurriculares, a exemplo das células de bem-estar e saúde mental e de formação de startups. Entre os 20 bolsistas do Pacce em Crateús, três deles são responsáveis pelas atividades organizacionais do programa. Ginielle Pinho, encarregada da formação dos articuladores, afirma que o processo é adaptado a cada semestre, pois varia de acordo com os pilares que devem ser assimilados com maior necessidade. Além disso, trabalham sistematicamente a questão das produções acadêmicas, desenvolvimento de projetos e incentivo à escrita.

“Uma semana trabalhamos um tema voltado para um pilar do Pacce, como habilidades sociais e processamento em grupo. E em outra, trabalhamos dicas para começar o artigo; por partes, como introdução, metodologia, referencial teórico etc.”, afirma Ginielle sobre as instruções aos bolsistas.

Vanutti Galvão, estudante do 3º semestre e bolsista novato no programa, é articulador da célula de Química Geral, escolhida por ele após constatar o grande índice de reprovação no campus de Crateús nessa disciplina. Vanutti já havia participado de uma célula do Pacce em seu 1º semestre na Universidade e classifica os estudos cooperativos como uma ação social na qual todos se beneficiam.

“E dá pra ver no olhar o quanto aquilo foi relevante para ele, o quanto a célula ajudou na resolução das dúvidas; pois, como é um diálogo entre estudantes, eles se sentem muito mais à vontade de fazer suas perguntas”, conta o estudante.

 

Quixadá 

No campus de Quixadá, as atividades do Pacce começaram antes mesmo do período letivo. Uma semana antes do início das aulas de graduação,  a seleção para novos bolsistas foi realizada. Com cerca de 60 candidatos, sete novos bolsistas foram selecionados, formando, junto com os oito integrantes veteranos, a equipe discente do programa na cidade.

Neste semestre, estão sendo ofertadas dez células para os estudantes da UFC em Quixadá: 1) célula de League of Legends; 2) célula de programação; 3) célula de fotografia; 4) célula de desenvolvimento web; 5) célula de audiovisual; 6) célula de japonês; 7) célula de música; 8) célula de gerência de projetos; 9) célula de desenho e criatividade; 10) e célula de culinária.

Da esq. p/ dir.: células de Audiovisual, Desenvolvimento Web e Inglês com Karaokê em Quixadá. Imagens: Divulgação

 

Sobral

Em Sobral, as atividades das células do Pacce começaram na primeira semana de abril. Com a participação de 30 bolsistas, o campus conta com a ação de 20 células dos mais variados temas. Alguns articuladores montam grupos cooperativos específicos para as disciplinas de um semestre de algum curso da graduação ou células multidisciplinares que abrangem vários cursos. Entre outras, são ofertadas células de análise do comportamento, de psicologia e cinema e de estudos da meditação, exemplos de grupos montados para assuntos extradisciplinares.

Henrique Soares, articulador da célula de estudos de meditação e bolsistas novato no Pacce, acredita que práticas de yoga e meditação são muito importantes no desenvolvimento pessoal de todos, podendo ajudar no desempenho na graduação. Ele nunca havia tido contato com células de estudo, mas considera “muito interessante” a metodologia da aprendizagem cooperativa. “Em particular, eu sinto que existe um certo preconceito de algumas pessoas da Universidade sobre esse tema, mas existem pessoas que também desejam conhecer, aprender e praticar”, conta Henrique, que, com o sucesso da célula, espera que ela se torne um projeto fixo.

 

Russas

No campus de Russas, as 15 células ofertadas neste semestre seguem uma linha mais acadêmica. Há grupos cooperativos para o estudo de mecânica geral e mecânica dos fluidos, física, projeto e análise de algoritmos, inteligência psicológica, francês etc.. A equipe do Pacce no campus conta com 15 articuladores de células e cinco bolsistas veteranos, que desempenham atividades estruturais.

Além da articulação das células, o Pacce oferece eventos semanais para a descontração dos estudantes. Todas as quartas-feiras, ao meio-dia, o CinePacce oferta um filme indicado pelos alunos. Já nas noites de quinta-feira, geralmente os estudantes se reúnem para se divertir com jogos de tabuleiro e videogames.

 

Formações dos novos bolsistas do Pacce em Russas. Imagens: Divulgação

 

Confira a lista completa das células cooperativas do Pacce nos campi do interior:

 

Mariana Lemos / Setor de Comunicação da Eideia/UFC

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo