Coart/Eideia propõe aplicar método de aprendizagem cooperativa em escolas municipais
Data da publicação: 16 de março de 2018 Categoria: Coordenadorias, NotíciasCoordenadoria da Eideia/UFC já desenvolve a metodologia em escolas estaduais por meio do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece)
A aprendizagem cooperativa já experimentada por escolas estaduais cearenses poderá ser implementada também por instituições municipais de Fortaleza. Tal proposta de ampliação foi apresentada nesta terça-feira (13) à Secretaria Municipal de Educação (SME) pela Coordenadoria de Articulação entre Universidade e Educação Básica (Coart). A Coordenadoria integra a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC).
A proposta foi apresentada durante o seminário Aprendizagem Cooperativa e Solidária, realizado pela SME no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza. O evento contou com a participação de diretores, secretários e coordenadores pedagógicos das escolas municipais.
A Coart já promove a aprendizagem cooperativa em escolas estaduais cearenses por meio do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc/CE).
O coordenador da Coart, professor Manoel Andrade, apresentou o programa de aprendizagem cooperativa para os representantes das escolas municipais, destacando as parcerias já feitas com o ensino estadual e as atividades realizadas com êxito até o momento.
A proposta foi apresentada ao secretário adjunto da SME, Jefferson Maia. Segundo ele, a iniciativa já apresenta resultados positivos em escolas municipais em que a metodologia já foi adotada. “Ela leva novas abordagens e metodologias ao processo de ensino e aprendizagem, com foco no desenvolvimento da autonomia do estudante e fortalecimento das competências emocionais dele”, disse Maia, segundo informações da SME.
Também presente no evento, a diretora executiva da Eideia, professora Tereza Lima, considerou importante que a formação dos professores seja realizada junto à Secretaria Municipal de Educação. Para ela, essa ação possibilitaria que mais escolas desenvolvessem metodologias pautadas pela aprendizagem cooperativa, fomentando o protagonismo estudantil e estimulando habilidades sociais.
O seminário apresentou aos gestores municipais as atividades desenvolvidas em grupos de aprendizagem cooperativa, responsáveis por um desenvolvimento da excelência acadêmica.
Durante o evento, a SME ainda convidou as escolas a aderirem à Jornada Formativa, que deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2018.
Gabriela Almeida / Setor de Comunicação da Eideia/UFC