Com dez anos de criação, CASa diversifica atividades e reforça compromisso com a comunidade acadêmica

Data de publicação: 8 de agosto de 2019. Categoria: Notícias

A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC), realizou ao longo do primeiro semestre de 2019 diversas formações voltadas à comunidade docente e discente da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Contudo, além de atender a comunidade acadêmica, teve suas ações ampliadas com a participação do público em geral. Destacam-se, neste sentido, as ações da CASa de Artes, CASa de Acessibilidade e Ateliês os quais têm ampliado sua cobertura, com eventos em Fortaleza, Crateús, Russas e Quixadá.

Com apresentações artísticas e culturais, as atividades da CASa das Artes são consideradas “uma pausa” em meio à correria acadêmica. Como destacou a estudante Alane Costa , do curso de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na apresentação do grupo Acadêmicos da Casa Caiada. “Experiência única que estou prestigiando, apaixonada pela mistura de elementos das nossas culturas, dos regionalismos. Fascinada”. A apresentação ocorreu em abril, no Museu de Arte da UFC (MAUC).

Não apenas nas áreas culturais, o trabalho da equipe da CASa é destaque nas ações formativas dos docentes. Os seminários têm como tema metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ambiente de sala de aula. O professor Ivanildo Júnior  esteve à frente dessas formações. Em um ambiente descontraído, ele mostra aos participantes o contexto histórico e as mudanças em sala nas últimas duas décadas. “A ideia das palestras é um bate-papo sobre o uso de metodologias. Eu comento sobre o ambiente em sala de aula e falo das minhas experiências”, explicou. As ações da CASa não se restringem ao campi de Fortaleza, estendendo-se às sedes da UFC em Crateús, Russas, Quixadá e Sobral.

CASa de Acessibilidade

Ciente da importância da inclusão social, a CASa de Acessibilidade, criada e ampliada neste ano em parceria com a coordenação da Secretaria de Acessibilidade da UFC, trouxe diversos momentos de trocas de conhecimentos, por meio de palestras e de relatos de vivências, para a comunidade acadêmica. A ação tem fortalecido, assim, o compromisso com a discussão envolvendo inclusão na Universidade. As atividades envolveram professores, alunos e servidores técnico-administrativos. “Esse trabalho terá continuidade no segundo semestre, fortalecendo o compromisso com essa temática”, pontuou a professora e coordenadora da CASa, Maria Albuquerque.

As atividades da CASa seguem intensas neste semestre de 2019.2, a fim de contribuir com a formação pedagógica dos professores da UFC, em especial aqueles em estágio probatório. As ações nos campi do interior deverão ser ampliadas, chegando a Sobral. Além disso, neste ano, o programa completa dez anos de criação e, de acordo com a coordenação, um grande evento será realizado em comemoração.

SERVIÇOS

Fique atento às atividades desenvolvidas pela CASa pelo site www.casa.ufc.br e pelas redes sociais, no Instagram por @casa_ufc e no Facebook @CASaUFC .

Para mais informações, entre em contato: (85) 3366.9218 .