Gênero e diversidade nas escolas são debatidos em Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Data da publicação: 26 de outubro de 2018 Categoria: NotíciasProfessora de escola cearense referência em aprendizagem cooperativa destacou a importância do respeito às diferenças durante o X Encontro de Aprendizagem Cooperativa, evento que integra os Encontros Universitários 2018 da UFC.
Transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor. Essa é a proposta do curso Gênero e Diversidade na Escola, apresentado na tarde desta quinta-feira (25), segundo dia do 10° Encontro de Aprendizagem Cooperativa, evento que integra os Encontros Universitários 2018 da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A apresentação foi realizada por Andreia Cavalcante, professora de inglês da Escola Alan Pinho Tabosa, instituição ligada ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) da Escola de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (Eideia/UFC).
A metodologia de Aprendizagem Cooperativa aplicada na escola em que a professora leciona, assim como a sua vivência com esse método de ensino, permitiu que ela trabalhasse as competências socioemocionais do alunos.
“Eu fui precista [denominação para quem atua no Prece]. O cuidado com o outro, o que a pessoa tá sentindo é muito forte em mim, principalmente. [Foi] quando eu percebi que meus estudantes poderiam evadir da escola, porque, na nossa escola, o aluno LGBT não evade da escola por ser LGBT, ele evade por outros motivos, que é diferente de outras escolas, onde eles sofrem violência e por isso evadem. Na nossa escola, a gente tem essa coisa de cuidar do outro, de saber se tá bem. E a gente trouxe isso do Prece”, relata.
Com o objetivo de desfazer preconceitos, o curso Gênero e Diversidade na Escola trabalha temas como o feminismo e a questão LGBT. Essa experiência de ensino inovador foi compartilhada com o público que esteve presente. “Eu acredito muito que esses espaços na universidade são importantes para uma construção, uma convivência de uma sociedade melhor e mais produtiva pros estudantes e para todas as pessoas da sociedade”, destaca a docente.
Encontro Cooperativo
O segundo dia do 10° Encontro de Aprendizagem Cooperativa contou com a apresentação de trabalhos científicos de bolsistas do Prece e do Pacce (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis), os dois programas da Eideia responsáveis por organizar o evento.
Além das apresentações de estudantes da UFC, os professores das escolas onde o Prece atua apresentaram seus projetos e discutiram a execução das metodologias de ensino e aprendizagem com o público ouvinte.
Pela primeira vez, Prece e Pacce atuam juntos na organização do evento. Na avaliação dos organizadores, a integração inédita e a participação efetiva de docentes no evento têm permitido uma abordagem mais ampla das metodologias apresentadas.
As apresentações de estudantes e professores durante o Encontro de Aprendizagem Cooperativa seguem até esta sexta-feira (26).
Encontro de Docência
Também teve seguimento nesta quinta-feira (25) o 10° Encontro de Docência no Ensino Superior. Organizado pela Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa/Eideia), o evento integra a programação dos Encontros Universitários da UFC.
Na manhã de quinta, professores e estudantes debateram o ensino voltado a pessoas com deficiências e demais dificuldades de inclusão social durante a Mesa Metodologias Inclusivas. Já à tarde, docentes compartilharam experiências inovadoras de ensino durante a Mesa Estratégias e Metodologias de Ensino.
As mesas foram finalizadas com um debate e devem ter sequência nessa sexta (26), onde o evento será encerrado.
Eideia
A Eideia está presente nos Encontros Universitários por meio dos eventos articulados pelos seus programas e que acontecem simultaneamente de 24 a 26 de outubro: o 10° Encontro de Aprendizagem Cooperativa, realizado pelo Pacce e Prece; e o 10° Encontro de Docência no Ensino Superior, organizado pela CASa.
Os eventos tiveram inicio na manhã de quarta-feira (24) e se encerram na noite desta sexta (26). Até agora, foram apresentados projetos e trabalhos científicos e foram realizadas mesas de diálogo. O objetivo é compartilhar experiências inovadoras de ensino, executadas por bolsistas e docentes vinculados aos programas da Eideia.
Para mais informação, acesse nossa página.
Gabriela Almeida / Setor de Comunicação da Eideia/UFC